quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Mini Margarida

 Em 09 de agosto



Em 11 de agosto




Em 13 de agosto.






____________


Uns recortes:








Marcadores: , , ,

quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Abelhas coletando pólen (polinizando)

Pode-se ver nitidamente o bolinho de pólen que as abelhas campeiras (operárias) trazem no cestinho do pé. Quando as abelhas mergulham na flor em busca do néctar, o pólen fica agarrado nas penugens que envolvem o corpo. Após a coleta do pólen voltam a colmeia e, durante o voo, as abelhas esfregam o corpo com a escova do pé umedecido com néctar, enrolando o pólen em bolinho, a seguir armazenam na cestinha da perna traseira e carregam até o ninho. As bolinhas que carregam nas duas pernas pesam, às vezes, mais de 40 mg, um peso equivalente à metade do peso corporal dessas abelhas. Isso significa um trabalho pesado e muito árduo.Elas estão em declínio(desaparecendo), as abelhas são muito importantes para o meio ambiente, são responsáveis por quase 80% da polinização das plantas cultivadas do planeta. Polinização é a transferência de material genético da parte masculina para a parte feminina da flor, esse é um processo importante na formação de frutos em diversas plantas. A manutenção da vegetação natural e a redução do uso de produtos químicos na lavoura são estratégias importantes que permitem a conservação dos polinizadores e da biodiversidade no planeta.
P R E S E R V E M !














Marcadores: , , , , ,

domingo, 9 de agosto de 2020

Amor Perfeito







Detalhes que não enxergamos a "olhos nus"




 Viola tricolor, popularmente conhecida como amor-perfeito e erva-trindade, é uma flor bienal selvagem eurasiática. É uma pequena planta rasteira que atinge no máximo 15 cm de altura, com flores de cerca de 1,5 cm de diâmetro. Cresce nos prados e nas fazendas abandonadas, principalmente em solos ácidos ou neutros. É geralmente encontrada onde há sombra parcial. Floresce de Abril a Setembro. As flores da viola tricolor ou amores perfeitos podem ser roxas, azuis, amarelas ou brancas. É hermafrodita e auto-fértil, polinizada pelas abelhas.
Viola tricolor tem uma longa história de uso em fitoterapia. Foi recomendada, entre outros usos, como um tratamento para a epilepsia, asma, doenças de pele e eczema. Possui propriedades expectorantes, então é utilizada no tratamento das doenças pulmonares, como bronquite e coqueluche. É também um diurético e é utilizada no tratamento de reumatismo e da cistite.
É uma das muitas espécies de plantas que têm ciclotídeos e características citotóxicas, o que significa que poderia ser usada para tratar câncer.
As flores têm sido usadas para fazer corantes amarelo, verde e azul-esverdeado, enquanto as folhas são usadas para fazer um indicador químico. São muito belas. Têm várias cores, como: amarelo, branco e azul.















De acordo com a mitologia grega, Zeus enamorou-se de uma jovem chamada Lo e provocou ciúmes à sua esposa Hera, ele transformou a moça em novilha e a manteve pastando aos seus pés. Por pena da dieta de ervas a que submeteu a amada, fez com que a terra produzisse lindas flores que chamou de Lo. Outra lenda grega conta que as delicadas flores brancas eram adoradas por Eros, o cupido. Para inibir essa adoração, Afrodite as coloriu, o que resultou na coloração tricolor.
Na história, gregos e chineses usavam as violas como medicamento, e os celtas e romanos faziam com elas perfumes. Os amores-perfeitos eram usados até mesmo como elixir do amor na Inglaterra, o que, acredita-se, inspirou Shakespeare em "Sonhos de uma noite de Verão". Nessa obra, uma flor mágica teria sido esfregada nos olhos de Titânia enquanto dormia. Ela, ao acordar, apaixonou-se pela primeira pessoa que viu.
Fonte: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Viola_tricolor